Download 17.Jogos de interesses video

Download 17.Jogos de interesses video on savevid.com

Download 17.Jogos de interesses streaming video in flv, mp4, avi formats direct easily on Savevid.com.

 

17.Jogos de interesses

  • Share:
                    
  • Provider: YouTube Link: http://www.youtube.com/watch?v=TuCTeDXJ3ME
  • Rate: Please rate this video Views: 0 Downloads: 1
  • Description: Fato: as pessoas têm interesses diferentes. Mas colocar pessoas assim em uma mesma situação costuma levar a um conflito entre elas. Na maior parte das vezes, esses conflitos costumam ser resolvidos através de acordos, em que cada um propõe o que quer e o que topa ceder. Essa negociação se chama "jogos de interesses" e é bastante comum nas nossas vidas.

    Com isso em mente, critiquei a democracia. Nela, os políticos estão em 2 poderes diferentes (legislativo e executivo) e, em regra, o que um lado faz (leis ou gestão) o outro precisa aprovar. Se não houver permissão do outro poder, nada acontece: nem o governo pode gastar e nem uma lei pode valer na prática, o governo fica paralisado (lembre-se que estou simplificando só pra evidenciar como a democracia funciona). Como os políticos sabem que precisam "mostrar serviço" pra ganhar votos e que cada poder pode barrar o outro, fazem acordos secretos que dão vantagens pros 2 lados (com o povo pagando a conta) e permitem o governo continuar "funcionando".

    Ainda assim a democracia é um avanço se comparada a ditadura, já que não permite uma só pessoa mandar em tudo. Mas ela pode ser melhor, pois se tirar os políticos do legislativo vai acabar de vez com os jogos de interesses. Nessa ótica, os políticos do executivo ficariam como meros adminitradores, submissos aos desejos do povo (que é pra isso que estão no governo). Como as coisas passariam a andar muito mais rápido, essa mudança acabaria sendo uma nova etapa de desenvolvimento da humanidade sem precedentes. Não digo que esse sistema seja o melhor, pois sempre haverá o que melhorar e mudar, só afirmo que é muito mais eficiente que a atual democracia. Por ser bem melhor, chamei de Superdemocracia, até porque é mais democrática (mais pessoas participarão das decisões).

    Sei que muitas pessoas terão dificuldade em enxergar isso pelo mero fato de nunca terem sido educadas pra pensar a respeito, mas a proposta é simples, inovadora e atual, até porque já temos a tecnologia necessária. Quem quiser saber mais da Superdemocracia, vê os links aí (em ordem de complexidade):
    1.
    2.
    3.
    Uma questão que muitos devem ficar em dúvida é se o povo seria capaz de decidir as coisas, mas qual é a prova que os políticos são mais capazes? Ex: Tiririca e Cia. Quem quiser entender mais, explico nesse vídeo:


    O grande problema é que hoje as pessoas têm interesses tão diversos que dificulta elas lutarem por um objetivo em comum. É mais fácil se rebelar contra uma ditadura pois o inimigo que aparece é comum a todos e não é segredo pra ninguém que ele manda em tudo. O problema da democracia é que ela dá um falso senso de liberdade e participação, pois as pessoas se sentem úteis apesar de tomarem no cu todo dia. Com tanta bandidagem oculta rolando solta, fica difícil atribuir inimigos e todos se divergem sobre quem é culpado quando o defeito tá estampado na cara de todo mundo: o próprio sistema. A solução? Simples, deixe o povo decidir de fato (dê um poder para ele).

    Não entenda a Superdemocracia como um modelo final, sempre podem aparecer coisas melhores. Mas é uma alternativa concreta e bem mais avançada do que a democracia (tanto que ela mesma seria o próprio instrumento para se substituir por outro sistema que fosse mais eficaz). A idéia desse vídeo foi justificar porque aposto tanto nisso, daí foquei no ponto que as diferenças são bem gritantes. A minha intenção aqui é conscientizar, mas como não sou o dono da verdade e nem ninguém, decida por si mesmo o que acha ser melhor.

    *Pra quem quiser entender porque eu disse que o cu doce é um desvio de caráter:
  • Tags: , , , , , , gostos, , , superdemocracia
  • Category: Flag video Educational